Atendimento: Seg a Qui - 08h às 18h, Sex - 08h às 17h

Orientações

Perguntas frequentes

O que são órteses e próteses?
Órteses são dispositivos que proporcionam estabilidade ao membro afetado dando suporte à articulação e atuam como coadjuvante na reabilitação e tratamento fisioterápico. Já as próteses são dispositivos utilizados para substituir um membro ou parte do corpo.
Em geral cada órtese OrtoCane é projetada para atender as características e necessidades da articulação afetada.

Como saber se o animal pode usar uma órtese?
Antes da seleção e indicação das órteses, o médico veterinário deve avaliar alguns aspectos gerais do seu paciente tais como:
Bem-estar geral, ortopédico (esquelético e articulações), miofacial (muscular), biomecânico (interação entre articulações e os músculos) e neurológico, bem como se atentar a diagnósticos diferenciais (fraturas, osteomielite, osteosarcomas, etc).

Quais condições são passíveis para o uso de órteses?
Instabilidades e osteoartrite de carpo e tarso, hiperextensão de carpo e tarso, laceração de tendão e amputação de dígitos, lesão ligamento colateral, ruptura do ligamento cruzado cranial, luxação patelar (grau 1 e 2), falha na artrodese, entorse (não cirúrgico) sem ruptura e avulsão, neuropatia periférica, mielopatia degenerativa, instabilidade da coluna cervical ou quando o veterinário concluir que o seu uso trará benefícios ao paciente, sempre sob orientação, indicação e acompanhamento do Médico Veterinário.

Quem prescreve a órtese?
O Médico veterinário é quem determina a necessidade e aplicação das órteses em seus pacientes.
A OrtoCane não prescreve órteses, Além de produzir as órteses, prestamos esclarecimentos sobre a função e uso dos equipamentos.

Como obter o melhor resultado da órtese?
Os melhores benefícios só são conseguidos com a orientação do veterinário, a escolha adequada, uso correto da órtese e o empenho do tutor.

Como saber se a órtese está trazendo benefícios?
Para se avaliar o resultado deve-se comparar o animal sem órtese com o animal com órtese para observar as diferenças. É preciso entender que o tratamento é um processo em que se pretende o máximo, mas se consegue o possível.

Como saber o tamanho correto da órtese?
As medidas devem ser feitas justas e preferencialmente com o animal em estação (em pé), sobre as quatro patas. Se for necessário medir com o animal deitado, estique o membro para efetuar a medição. As medidas aferidas são comparadas as tabelas próprias da OrtoCane. Caso haja necessidade, as órteses são ajustadas ou feitas sob medida.
A OrtoCane tem uma grande variedade de tamanhos, do micro ao GGG, com linha própria para os cães de “pernas curtas”, como ShihTzu, Dachshund, Westie, Basset Hound, entre outros.

Exemplo de medição de órtese: Órteses para joelho OrtoCane

Quais as especificidades de cada linha e órtese da OrtoCane?

As Órteses OrtoCane da linha Padrão e Prati atendem a maioria dos traumas e lesões, luxações e doenças articulares.

As Órteses para carpo e tarso OrtoCane linha DUO by Stella Sakata são indicadas em casos de lesões mais graves com perda da angulação, como hiperextensão e hiperflexão. Possuem dupla camada de neopreno e talas embutidas/internas.

As Órtese para Joelho OrtoCane linha DUO by Stella Sakata são indicadas para lesão de ligamento cruzado e luxação de patela, possuem uma almofadinha removível que ajuda a reposicionar a tíbia. A tira central de velcro simula a tensão do ligamento cruzado, por isso a órtese possui lado direito/esquerdo.

A Órtese para déficit proprioceptivo com elástico para a tração interdígitos é indicada para uso durante a fisioterapia ou em períodos curtos de exercícios indicados pelo veterinário. Pode ser usada em associação com o Calçado antiderrapante que possui dispositivo para fixação no elástico tensor. A órtese de déficit proprioceptivo pode ser usada intercalada com a Bota veterinária com tala posterior para proteger a pata enquanto a mantém na posição anatomicamente correta.

O Suporte de quadril ajustável, também chamado de Sling ou Arnês, é ajustável para diversos tamanhos de animais, atendendo cães e gatos de 5 a 40 kg e podendo ser usado nos membros anteriores ou posteriores. Devido à sua versatilidade, seu uso é ideal para clínicas veterinárias e para animais em convalescença, pois atende a praticamente todos os pacientes que necessitam de suporte temporário.

O Suporte de Quadril da linha DUO OrtoCane by Stella Sakata é chancelado pela Médica Veterinária Especialista Stella Helena Sakata. É mais indicado para os peludinhos que precisam do auxílio contínuo para caminhar. São mais confortáveis e anatômicos que o modelo ajustável, além de possuir presilhas que fixam o suporte no cão e suas alças serem removíveis, o que permite que o cão use como “shortinho” durante logos períodos e as alçam sejam acopladas apenas quando necessário o içamento.

O Suporte OrtoCane linha Prati foi criado para dar segurança, estabilidade e apoio a cães com problemas de mobilidade nos membros posteriores. De maneira pratica e fácil de ser utilizada por tutores e profissionais de reabilitação. Pode conectar a uma almofada no vão central entre os membros posteriores para dar maior conforto bem como ajudar o animal a não cruzar os membros posteriores enquanto anda auxiliando na sua recuperação. Usos: Danos neurológicos onde o animal tende a cruzar as patas de trás (membros posteriores) Displasia Cauda equina Lesões degenerativas sacro ilíacas, desequilíbrios de membros posteriores Debilidade muscular ou articular, ataxia, hérnias de disco entre outros.

As Órteses para ombros, rádio-ulna, coxofemoral, coletes torácico e lombar são feitas sob medida para atender as necessidades e proporções específicas de cada animal

Em geral, a órtese é projetada para proteger e estabilizar uma única articulação.
Para cães de pernas curtas e/ou quando for necessário proteger e estabilizar mais de uma articulação a órtese é feita sob encomenda.

Recomendações gerais e tempo de uso

As órteses da OrtoCane devem ser usadas apenas durante os períodos de atividade do animal e retirada durante os períodos de repouso. Recomenda-se não utilizar a órtese por mais de 04 (quatro) horas seguida salvo sob orientação expressa do veterinário. Com exceção a órtese para déficit proprioceptivo que não deve exceder 02 (duas) horas de uso consecutivas.

A órtese para déficit proprioceptivo com elástico para a tração interdígitos é indicada para uso durante a fisioterapia ou em períodos curtos de exercícios indicados pelo veterinário. Não é recomendada para uso prolongado ou contínuo, pois devido à falta de sensibilidade nos dedos, o elástico pode acabar machucando o animal. Como alternativa para o uso prolongado recomendamos usar o calçado antiderrapante com dispositivo para fixação no elástico tensor.
A órtese de déficit proprioceptivo pode ser usada intercalada com a bota veterinária com tala posterior para proteger a pata.
Sugestão: Coloque a costura do reforço do elástico virada para fora da pata para evitar esfregar a costura entre os dígitos.

A órtese deve ser retirada periodicamente para verificar se não ocorrem inchaços e esfoladuras.

Durante o período de uso, é aconselhável não deixar o cão sozinho, pois ele pode tentar retirar a órtese. O uso de colar elizabetano é bastante indicado, especialmente no período de adaptação.

Sugestão: O uso de meia de gaze é recomendado pois: facilita a colocação da órtese em cães peludos, é uma proteção adicional para a pele do animal, aumenta a durabilidade da órtese e deixa seu uso mais higiênico.

Todas as órtese da OrtoCane podem ser utilizada dentro d’água. Após o uso na água remova a órtese para secar a sombra ou no secador em baixa tempera.

Manutenção da Órtese

Limpe periodicamente a face “gancho” do velcro removendo os pelos do animal para manter a aderência entre os dois lados. Use um instrumento não cortante como um palito de dentes.

Para lavar a peça use uma escova macia e sabão neutro. Não torcer, secar a sombra.